Grautes Especiais

graute-especial

Dispomos de grautes ultra rápidos para reparo
em pistas de pouso / decolagem de aeroportos,
que em poucas horas podem ser liberadas.

graute-taxiamento

Grautes Especiais
Super Grautes

São argamassas não retráteis ou de retração compensada,
são usados para chumbamento, grauteamento (camada de argamassa entre o bloco de concreto e a base metálica da estrutura metálica ou equipamento)

Para que uma argamassa ou concreto seja considerada um graute é necessário que:

Atinja altas resistências iniciais e finais;
Apresente expansão controlada.

Outras propriedades particulares de um determinado graute podem ser necessárias em função de cada tipo de aplicação.

Os dois campos principais de utilização dos grautes são as obras novas e as de recuperação estrutural.

A lajepronta dispõe de grautes especiais de alto desempenho, atingem altas resistências em pouco tempo e altíssimas resistências finais.

Exemplo: grautes que atingem em uma hora resistência à compressão acima de 30 MPa , em 24 Horas resistência à compressão > 80 MPa. E resistência à tração na Flexão maior que 35 MPa.

Também aplicáveis em pavimentos e pisos de alto desempenho em aeroportos (áreas de taxiamento) e pisos industriais onde há tráfego intenso de empilhadeiras também em postos de pedágio nas rodovias e recuperação de pontes e viadutos, recuperação de lajes protendidas e estruturas em geral.

Vantagens

De forma resumida, podem ser enumeradas algumas vantagens de um graute, em relação a um concreto comum modificado com aditivo superplastificante (concreto fluido):

  • Maior facilidade para preencher vazios e cavidades com elevada concentração de armaduras, sem deixar vazios ou bolsões de ar.
  • Menores prazos de execução.
  • Maior proteção contra a corrosão, devido à baixa permeabilidade, destacando-se que, em geral, nas seções de reparo ou reforço estrutural são utilizados cobrimentos menores.
  • Expectativa de uma melhor qualidade nos trabalhos e consequente alto desempenho dos elementos grauteados, sob severas condições de serviço.

Aplicações

Os grautes ou super grautes são materiais destinados ao preenchimento de vazios confinados ou semiconfinados em locais de difícil acesso, seja por se tratarem de cavidades muito estreitas ou locais com elevada densidade de obstáculos tais como armaduras, tubulações, entre outros.

A fluidez do graute permite que haja um preenchimento total da seção, sem a necessidade de adensamento. A alta resistência inicial permite a rápida liberação das fôrmas e da estrutura grauteada, possibilitando maior agilidade no processo de fixação de equipamentos, e rápida colocação da estrutura reparada ou reforçada em carga.

A elevada resistência final e a apresentação de módulo de deformação compatível com o do concreto garantem o bom desempenho frente a esforços elevados, mesmo para reforço de concretos de alta resistência.